terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CANOAGEM E MONTANHISMO EM SERRA DA MESA /SERRA NEGRA

O lago de Serra da Mesa está localizado no norte de Goiás.  Suas margens são recortadas por morros e serras muito belos.  A mais alta é a Serra Negra com altitude de 1081 metros. Aproveitamos para combinar duas atividades que adoramos: montanhismo e canoagem.

Saímos de Brasília no dia 15 de novembro de 2013 às 7h da manhã. Formamos um grupo com 5 pessoas: Andrea, Fabio, Laerte, Diana e Ana Luiza (canoista de Belém).  Remamos em três caiaques turismo e um caiaque inflável Gumotex Solar 410.  Nosso destino foi a Pousada Serra Negra onde deixamos o carro depois de convencer o gerente de que não depredaríamos as ilhas.  Almoçamos no restaurante simples da pousada e depois de muita prosa preparamos os caiaques e começamos a remar já eram 16h.

Acesso ao Lago de Serra da Mesa.

Início! Já avistando Serra Negra.

Nosso trajeto pelas águas mornas de Serra da Mesa foi seguindo bordeando a Serra Negra até alcançar a crista de subida.  Neste primeiro dia remamos durante 2 horas.

Imagem satélite mostrando o trajeto da expedição.


Andrea e Fabio remando o Gumotex Solar 410. O desempenho foi muito bom, mas a hidrodinâmica dele não nos permitiu acompanhar os outros caiaques turismo na mesma velocidade.

No final da tarde, tivemos facilidade em encontrar um bom lugar para acampar, aproveitando que o nível da água estava muito baixo.
Laerte  e o caiaque da Diana ao fundo.

O sol se despediu quando a lua cheia já chegava para nos dar as boas vindas.  Nada como curtir uma noite de acampamento à luz do luar!



Acordamos com o nascer do sol.  Rapidamente desarmamos acampamento e preparamos os caiaques. 

   Acampamento no nascer do sol

Com tudo arrumado seguimos em direção ao ponto de subida.  

Ana Luiza e outras serras ao fundo.

 
Depois de uma hora de remada, chegamos ao ponto de subida.  Para nossa surpresa, ao sair dos caiaques, afundamos metade das pernas em uma lama com cheiro de cocô de capivara e conchas podres.  Enlameados conseguimos camuflar os barcos e nos preparamos para caminhar.

Caiaques camuflados.

Começamos a subir às 10h30 da manhã.  Nosso maior desafio foi aguentar o calor e a sensação térmica de mais de 40 graus celsius.   De 20 em 20 minutos parávamos para descansar tentando nos abrigar nas escassas sombras dos arbustos do cerrado. À medida que subíamos, a vista do Lago de Serra da Mesa se mostrava mais bela.




Fotos da subida e do visual do lago.

Subimos diversos trepa pedras.  Não há trilhas nesta crista da Serra.  Atingimos o cume depois de 5 horas de subindo 600 metros de desnível.  O topo da Serra Negra é abaulado dificultando definir claramente o cume.  Assim, tiramos uma foto mas decidimos não deixar uma pirca marcando o local.

Grupo no cume da Serra Negra - da esquerda para direita: Diana, Laerte, Ana Luiza, Fabio e Andrea

Descemos pelo mesmo trajeto. 


Cansados, mas com sorriso nos lábios,  voltamos aos caiaques, arrumamos os equipamentos e seguimos para encontrar um bom lugar para acampar.

Turma de volta aos caiaques.

O vento soprava forte agitando as águas do lago.  Felizmente logo encontramos um novo lugar para montar as barracas.

Segundo acampamento.

Curtimos mais uma linda noite e um amanhecer fantástico!


Nascer do sol em nosso acampamento.


Novamente desarmamos acampamento, arrumamos os caiaques e colocamos os remos na água.  Remamos agora de volta aos carros.  Nossa expedição estava chegando ao fim.


Chegamos na Pousada Serra Negra por volta das 12h. Valeu demais!  Mais um cume do Planalto Central visitado.
 

 Elaborado por: Andrea Zimmermann
Participantes da expedição:  Laerte Cardoso, Ana Luiza, Andrea Zimmermann,  Fabio França e Diana Nishimura




Um comentário:

  1. Estilo de vida saudável que eu muito gostaria de levar...parabéns à todos!

    ResponderExcluir