segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Explosões solares interferem no sistema GPS



Nas atividades de excursionismo os receptores de GPS são, cada vez mais, lugar comum. A ponto de muitos, confiantes na extrema precisão e conveniência do aparelho, deixarem de lado as formas tradicionais de navegação (mapa e bússola) e confiando totalmente no GPS  para percorrer uma trilha, achar o caminho a uma cachoeira ou retornar ao ponto de partida após a  escalada de uma montanha. No entanto  esta  tecnologia não é imune a falhas,  e toda pessoa que adentra os ambientes naturais deveria se capacitar na antiga arte da navegação terrestre.


O nosso astro rei passa por ciclos de atividade com duração de 11 anos. Nos períodos de maior atividade, como o que estamos passando agora, são comuns o que se chama de explosões solares, grandes emissões de energia a partir da superfície do sol. Ao chegar a terra este fluxo de energia interfere, em maior o menor grau conforme sua intensidade,  com os sistemas de comunicação e satélites em órbita. A vítima da vez é o sistema GPS, que há 11 anos atrás não tinha o seu uso tão difundido quanto hoje, quando qualquer "smartfone" já vem com um.



Quando a comunicação entre os receptor GPS e os satélites em órbita fica prejudicada, o receptor pode simplesmente para de indicar uma posição (vai indicar que não consegue receber os sinais dos satélites) ou pior, pode fornecer uma posição imprecisa e errática. Um bom motivo para não depositar toda a sua confiança no aparelhinho....

Maiores informações em:

lhttp://www.cnn.com/2011/TECH/mobile/08/05/solar.flare.gps/index.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário