No dia seguinte, parte do grupo levantou ainda antes do sol nascer, curtindo a alvorada a partir do ponto mais alto do Morrão. Após um breve "desayuno", saímos cerca de 8h pela trilha principal para o Sertão Zen.
Trilha rumo ao Sertão Zen
Depois do Portal de Maetreya, seguimos rumo à Serra da Baliza para alcançar a base do P1518. Como esta montanha é muito pouco visitada, não há trilhas. Fizemos a ascensão com trepa pedra e vara mato.
Chegando ao cume pretendíamos assinar o livro de cume deixado por nós anos antes na nossa primeira visita. Entretanto, o livro estava inutilizável. Parece que um raio caiu ali e destriuiu o papel. Oba! Vamos ter que voltar alí para deixar um novo livro a fim de registrar visitas de excursionistas.
Proximidades do P1518
Olha aí o livro de cume destruido...
Descemos a montanha por uma crista pouco nítida e alcançamos o rio pouco antes da cachoeira do Sertão Zen. Passamos o dia curtindo a água fria, boas conversas, sonecas e caminhadas pelos arredores. Passamos a noite bivacando nas rochas da cachoeira e presenciamos um incrível amanhecer no vale do rio Macaco. Grupo nas rochsa da cachoeira
Amanhecer no Sertão Zen
Domingo, 10 de julho, fizemos a trilha do Sertão Zen para o Vale do Moinho. O percurso de distancia da trilha original de retorno a Alto Paraíso para alcançar uma crista estreita que chega na estrada do Moinho. Este trecho é muito mais difícil que a trilha normal, mas também é muito mais "legal", propiciando vistas fantásticas dos paredões de rocha da serra, do vale do moinho e das cachoeiras do outro lado do vale.
Descida do Morro da Pedra Ruim
A parte mais dura da caminhada foi o final: caminhar 4km na estrada de terra do vale do Moinho, sob o sol do meio dia, até chegar em Alto Paraíso. Encerramos as atividades com um almoço no restaurante Oca Lila.
Quem quiser ver mais fotos, basta acessar o Flickr do Roberto Ribeiro: http://www.flickr.com/photos/
Esse foi um daqueles finais de semana super bem aproveitados em um lugar lindo, com pessoas ótimas. Até a próxima!
Elaborado por: Andrea Zimmermann
Fotos: Andrea Zimmermann e Fabio Araújo
Participantes: Andrea, Fabio, Orlando, Cinara, Bernhar, Luiza, Roberto, Roberto Alves e Leonardo.
Carta imagem da travessia
Como é bom ter amigos que partilham das mesmas coisas!
ResponderExcluirAbraço com Metta!
Carpe Diem!
Ola boa tarde,
ResponderExcluirGostaria de saber quem foi o guia. Também gostaria de fazer o mesmo percurso. Abs Miguel
meu e-mail é:miguelito35@gmail.com
Grato
Oi Miguel, o percurso foi autoguiado, utilizando mapa e bússola.
ResponderExcluir